Siga-nos nas redes sociais

Olá, o que você está procurando?

Streamers

Dica para streamers – Qual o melhor jogo para fazer live?

Antes de sequer começar esse texto preciso te alertar que tudo aqui é fruto de estudo e análise. Porém as dica para streamers terão teor mais opinativo que instrutivo. A ideia é abrir este espaço no Coliseu Geek para discussão dos criadores de conteúdo.


Dito isso vamos direto a resposta para a pergunta: Qual o melhor jogo para fazer live?

Bom, isso depende do seu objetivo, e esse é o grande erro que vejo em streamers pequenos. A maior parte está pensando em audiência isolada, ter mais público no final do dia e mais ainda no dia seguinte. Mas esse público não vem do nada, ele vêm por um motivo e fica por milhares de outros. O que quero dizer é que de pouco adianta jogar o “jogo da moda” ou ser o melhor em um jogo que ninguém realmente se importa.

Números são bons, mas não são tudo

Pense o seguinte onde você quer chegar com aquele jogo? E o que você oferece quando abre ele em live todos os dias? Imagine que você vai jogar algo que tem milhares de visualizadores. Você pesquisa na Twitch ou Youtube e a busca por ele é grande. Mas você não percebe que apenas em inglês e sua live é pt/br. Porém ao mesmo tempo você pode ser o primeiro jogando ele no Brasil e já se preparou para colocar todo conteúdo editado em todas as suas redes sociais, aumentando assim o alcance da sua gameplay. Percebe que o jogo em si não é o responsável por quantas pessoas são impactadas mas seu planejamento com ele?

Dica para streamers - Qual o melhor jogo para fazer live

A verdade é que não existe um jogo que vai te dar um retorno imediato e fácil. Mas existem estratégias que te permitem maximizar as vantagens de abrir x jogo em live ao invés de y. Jogar algo só porque está com “boas visualizações” pode até trazer público, mas provavelmente será momentâneo.

A minha dica aqui é: não pense em jogo, mas em uma categoria. Se você já faz live estude seus números, onde eles aumentam, onde eles diminuem? Você joga dois jogos de fps completamente diferentes e em um o público fica e no outro ele vai embora, encontre o por que. Talvez você interaja mais em um game do que em outro, ou simplesmente conhece mais de um e as pessoas gostam de te ver empolgado. Como eu disse muitos são os motivos de as pessoas ficarem na sua live, descubra esse motivo e foque em fidelizar e não ser um canhão que atira para todos os lados.


Depois da Categoria vem o jogo

Percebendo qual categoria as pessoas mais gostam ( fps, construção, just chating, etc), invista nisso. Lembre-se que o que você quer jogar e o que o público quer assistir pode ser diferente. Para isso uso uma fórmula simples: o que você quer jogar, o que o público quer assistir ( analisado nos numeros ), e o que trás melhores resultados para sua live. Em geral o gênero ou jogo vai se enquadrar em dois desses pré-requisitos mas em algum momento você vai encontrar um que se encaixa nos três e aí é onde você queria chegar desde o começo!

Um último lembrete é o seguinte: nem sempre um streamer com mil pessoas na live é um streamer de sucesso. Talvez ele tenha muitas pessoas porém não converte tão bem quanto um streamer com 100 de média que têm 300 subs e 100 membros no canal do youtube. Não se iluda com os números, foque no que você quer e trabalhe para isso. Pode ser mais pessoas na live, mais subs ( que não tem ligação direta com ter mais gente na live ), engajamento nas redes sociais. Pense na sua meta, faça seus planos. O jogo que você vai jogar é parte disso e não o completo responsável pelo “sucesso” da live.


Sobre o Autor

Em 2016 foi criado o Cinema, Série e Pipoca ( hoje Contato Nerd Cinema ) no YouTube. Em 2018 CONTATO NERD ganhou seu próprio canal no YouTube e Twitch. Em 12 de abril de 2021, fundei o Coliseu Geek junto com o co-fundador Juan de Souza e, atualmente, estamos nesse projeto incrível com escala global.

Visualizar comentários

Veja o que recomendamos do nosso Coliseu para você:

Todas as Voicelines do Mirage de Apex LegendsTodas as Voicelines do Mirage de Apex Legends

Curiosidades

Vocês gostaram da publicação que fiz sobre as voice lines do mirage se tornarem música. Então nada mais justo que trazer todas as Voicelines...

7 hackers que não se deram NADA bem nos jogos7 hackers que não se deram NADA bem nos jogos

Curiosidades

Ninguém gosta de entrar em um jogo e dar de cara com um hacker! Mas hoje temos nem um nem dois mas 7 histórias...

Ela admitiu ter cometido um CRIME em liveEla admitiu ter cometido um CRIME em live

Streamers

Muito se discute todos os dias sobre os streamers de todas as plataformas e suas liberdades. Mas hoje vamos falar de alguém que admitiu...

Streamers

Conseguir apoio e patrocínio como um streamer iniciante não é fácil. É necessário esforço e muito trabalho. Mas ZilianOP decidiu que ele conseguiria apoio...