Antes de sequer começar esse texto preciso te alertar que tudo aqui é fruto de estudo e análise. Porém as dica para streamers terão teor mais opinativo que instrutivo. A ideia é abrir este espaço no Coliseu Geek para discussão dos criadores de conteúdo.
Dito isso vamos direto a resposta para a pergunta: Qual o melhor jogo para fazer live?
Bom, isso depende do seu objetivo, e esse é o grande erro que vejo em streamers pequenos. A maior parte está pensando em audiência isolada, ter mais público no final do dia e mais ainda no dia seguinte. Mas esse público não vem do nada, ele vêm por um motivo e fica por milhares de outros. O que quero dizer é que de pouco adianta jogar o “jogo da moda” ou ser o melhor em um jogo que ninguém realmente se importa.
Números são bons, mas não são tudo
Pense o seguinte onde você quer chegar com aquele jogo? E o que você oferece quando abre ele em live todos os dias? Imagine que você vai jogar algo que tem milhares de visualizadores. Você pesquisa na Twitch ou Youtube e a busca por ele é grande. Mas você não percebe que apenas em inglês e sua live é pt/br. Porém ao mesmo tempo você pode ser o primeiro jogando ele no Brasil e já se preparou para colocar todo conteúdo editado em todas as suas redes sociais, aumentando assim o alcance da sua gameplay. Percebe que o jogo em si não é o responsável por quantas pessoas são impactadas mas seu planejamento com ele?
A verdade é que não existe um jogo que vai te dar um retorno imediato e fácil. Mas existem estratégias que te permitem maximizar as vantagens de abrir x jogo em live ao invés de y. Jogar algo só porque está com “boas visualizações” pode até trazer público, mas provavelmente será momentâneo.
A minha dica aqui é: não pense em jogo, mas em uma categoria. Se você já faz live estude seus números, onde eles aumentam, onde eles diminuem? Você joga dois jogos de fps completamente diferentes e em um o público fica e no outro ele vai embora, encontre o por que. Talvez você interaja mais em um game do que em outro, ou simplesmente conhece mais de um e as pessoas gostam de te ver empolgado. Como eu disse muitos são os motivos de as pessoas ficarem na sua live, descubra esse motivo e foque em fidelizar e não ser um canhão que atira para todos os lados.
Depois da Categoria vem o jogo
Percebendo qual categoria as pessoas mais gostam ( fps, construção, just chating, etc), invista nisso. Lembre-se que o que você quer jogar e o que o público quer assistir pode ser diferente. Para isso uso uma fórmula simples: o que você quer jogar, o que o público quer assistir ( analisado nos numeros ), e o que trás melhores resultados para sua live. Em geral o gênero ou jogo vai se enquadrar em dois desses pré-requisitos mas em algum momento você vai encontrar um que se encaixa nos três e aí é onde você queria chegar desde o começo!
Um último lembrete é o seguinte: nem sempre um streamer com mil pessoas na live é um streamer de sucesso. Talvez ele tenha muitas pessoas porém não converte tão bem quanto um streamer com 100 de média que têm 300 subs e 100 membros no canal do youtube. Não se iluda com os números, foque no que você quer e trabalhe para isso. Pode ser mais pessoas na live, mais subs ( que não tem ligação direta com ter mais gente na live ), engajamento nas redes sociais. Pense na sua meta, faça seus planos. O jogo que você vai jogar é parte disso e não o completo responsável pelo “sucesso” da live.