Siga-nos nas redes sociais

Olá, o que você está procurando?

Curiosidades

Você sabe a diferença entre Java e JavaScript?

Conheça as diferenças entre as linguagens Java e JavaScript e suas aplicabilidades individuais para cada ecossistema de forma prática!

Existem diversas semelhanças e muitas diferenças entre Java e JavaScript. Por isso é muito comum confundir JavaScript com a linguagem de programação Java. De início, as semelhanças que restam, entretanto, que estão no nível da sintaxe das duas linguagens, ainda são suficientemente significativas para poderem ser exploradas positivamente numa introdução à programação. Isso é o que será feito no restante desta introdução à programação em média e larga escala, que apresentará os princípios e mostrará como criar aplicações em lineup comum.


Diferenças entre Java e JavaScript
Imagem/Reprodução: ThoughtCo

Em primeiro lugar, JavaScript não é propriamente uma linguagem de programação, é uma linguagem de “scripting“, ou seja, ela não é compilada e executada. Sua execução é feita pelo navegador, e dele depende. Já as aplicações construídas com a linguagem Java são independentes de plataforma, compilados na “máquina virtual Java“.

Além disso, Java é uma linguagem orientada a vários objetos. Embora seja possível “escrever” aplicações procedurais em Java, a linguagem é concebida para a criação de objetos. Agora JavaScript, por sua vez, não é orientada a objetos, e não permite a definição de classes como é feita em Java, com herança e implementação de interfaces. Todavia, ainda assim é possível escrever aplicações orientados a objeto em JavaScript, através da definição de funções.

Programando em JavaScript
Imagem/Reprodução: Visual Studio Code

No nível da sintaxe, a diferença mais importante entre Java e JavaScript resulta da primeira ser uma linguagem fortemente conhecida, enquanto a outra é o extremo oposto. Em Java as operações e funções estão definidas para tipos específicos de variáveis, e a tentativa de aplicar uma operação ou função em variáveis de tipo diferente ao definido resulta em erro, enquanto em JavaScript tudo é permitido.

Em Java, toda variável tem de ser declarada e bem definida, especificando-se o tipo, antes de ser utilizada. Uma vez que uma variável é definida como de certo tipo, tal definição não pode ser alterada.

Além disso, as funções em Java dependem de variáveis de tipo definido, e não se pode empregar em uma função variáveis diferentes do proposto. Em função disso, existem em Java operadores de coerção, que obtém um valor numérico a partir de uma variável de outro tipo.


Espero ter ajudado!
Compartilhe o artigo e deixe seus comentários! 🙂


Sobre o Autor

Meu nome é Juan de Souza, tenho 23 anos, sou empresário, investidor, blogueiro, streamer e podcaster. Comecei o meu primeiro negócio aos 10 anos de idade, utilizando uma conexão discada no Brasil. Fundei negócios como o TFX, Coliseu Geek, Click Wallpapers, Falando de Coisas, dentre outros.

Visualizar comentários

Veja o que recomendamos do nosso Coliseu para você:

Dicas

Se você é um streamer iniciante ou um youtuber iniciante precisa ver essas 5 Dicas para streamer evitar perder o canal! Mesmo que você...

Curiosidades

Você em algum momento já se perguntou o motivo do mascote do Linux ser um Pinguim (ou Penguim em inglês)? É um fato bem...

Dicas

O Google reCAPTCHA já é mais encontrado em um site. Contudo, na nova versão, a Google mostra apenas um badget no canto inferior direito....

Curiosidades

Acredite se puder, mas é muito comum estrangeiros terem ou entenderem algo como um padrão em relação a um país. E isso é normal,...