Conéctate con nosotros

Hola que estas buscando

Curiosidades

Pregunta clásica: ¿los juegos realmente estropean la televisión?

Probablemente hayas escuchado esta pregunta clásica de tu familia o abuelos. ¿Pero es realmente cierto? ¡Averígualo!

Se você jogava games em consoles na década de 80 e 90 e não ouviu essa, você tem sorte, muita sorte. Eis o mito: videogame estraga a TV. Exigir explicação sobre como “estraga” é pedir demais; como todo mito, ele tem suas perspectivas que, para não perderem a magia, devem permanecer livres de qualquer questionamento. Confira o artigo na íntegra e entenda a origem e explicação!


Videogame Estrega a TV?
Imagen / Reproducción: National Media Museum

Inicialmente, o mito foi utilizado para impedir que você jogasse muito videogame quanto gostaria. Contudo, se você teve sorte, como muitos tiveram, o mito justificou o uso de uma TV só para o videogame. Perfeito para jogar sem que alguém reclamasse que é hora da novela. Eis aí uma hipótese: que alguma criança muito esperta inventou o mito para ter um televisor exclusivo para o videogame.

A segunda hipótese é que o mito foi inventado por alguma assistência técnica para não prestar o serviço de garantia. A terceira hipótese é que o mito surgiu de pais e mães que estavam preocupados com o futuro dos seus filhos, que passavam tempo demais com os joguinhos eletrônicos. Que coisa, não?

PlayStation Estrega a TV?
Imagen / Reproducción: PostAdsUK

Contudo, queremos saber: quantas pessoas vão cair, ainda hoje, procurando no Google se o videogame realmente estraga a TV? Então deixo alguns pontos a serem analisados: o PlayStation estraga a televisão? O Xbox estraga a TV? O Wii U estraga a TV? A Nintendo tem parceria com fabricantes para estragar TVs?


Não, meu caro leitor. O videogame (vulgo “console”) é só uma fonte de imagem sendo processada para TV. E o que estraga algo – inclusive a TV – é o uso e o cuidado do usuário. Entretanto, há um problema conhecido de televisores com videogames, que é o efeito de “Burn-in“, quando a imagem fica “congelada” na tela como um “fantasma”, literalmente.

Esse problema mencionado só existia em televisores de tubo muito antigos (monocráticos). Em telas mais modernas, as que de fato viram a explosão dos videogames nas décadas de 80 e 90 -, esse problema já era praticamente inexistente.

Problema Burn-in na TV?
Imagen / Reproducción: Wikipédia

O Burn-in só voltou com as TVs de Plasma, mas nem de longe os videogames eram os únicos culpados: as logos identificadores das emissoras, que ficam sempre no canto da tela, também ficaram “queimados” em algumas TVs, conforme mostra a imagem acima, com a logomarca da emissora “CNN”.

E você, o que acha desse mito de longa data? Compartilhe com a gente! 🙂


Escrito por

Mi nombre es Juan de Souza, tengo 22 años, soy empresario, inversor, blogger, streamer y podcaster. Comencé mi primer negocio a la edad de 10 años, usando una conexión de acceso telefónico en Brasil. Empresas fundadas como TFX, Juan de Souza Media, Coliseu Geek, EcoVision, entre otras.

Comentarios

Vea lo que le recomendamos sobre nuestro Coliseu:

Juegos

El video hace una comparación directa del clásico Far Cry 5 y el nuevo lanzamiento de Ubisoft: Far Cry 6. ¡Compruébalo en su totalidad!

Juegos

¡Nuevo fondo de pantalla mundial HD para PC! Sé que el juego de Amazon está por llegar y mucha gente quiere jugar ...

Juegos

La locura de Cookie Clicker en Internet ha vuelto y ahora está de moda: ¡disponible en Steam y superando a los principales títulos!

Juegos

Echa un vistazo a algunas curiosidades y aspectos de Donkey Kong Country que quizás no conozcas o de los que no hayas oído hablar. ¡Compruébalo en su totalidad!