Siga-nos nas redes sociais

Olá, o que você está procurando?

Curiosidades

Pergunta clássica: jogar realmente estraga a TV?

Você provavelmente já deve ter escutado essa clássica pergunta dos seus familiares ou avós. Mas será realmente verdade? Descubra!

Se você jogava games em consoles na década de 80 e 90 e não ouviu essa, você tem sorte, muita sorte. Eis o mito: videogame estraga a TV. Exigir explicação sobre como “estraga” é pedir demais; como todo mito, ele tem suas perspectivas que, para não perderem a magia, devem permanecer livres de qualquer questionamento. Confira o artigo na íntegra e entenda a origem e explicação!


Videogame Estrega a TV?
Imagem/Reprodução: National Media Museum

Inicialmente, o mito foi utilizado para impedir que você jogasse muito videogame quanto gostaria. Contudo, se você teve sorte, como muitos tiveram, o mito justificou o uso de uma TV só para o videogame. Perfeito para jogar sem que alguém reclamasse que é hora da novela. Eis aí uma hipótese: que alguma criança muito esperta inventou o mito para ter um televisor exclusivo para o videogame.

A segunda hipótese é que o mito foi inventado por alguma assistência técnica para não prestar o serviço de garantia. A terceira hipótese é que o mito surgiu de pais e mães que estavam preocupados com o futuro dos seus filhos, que passavam tempo demais com os joguinhos eletrônicos. Que coisa, não?

PlayStation Estrega a TV?
Imagem/Reprodução: PostAdsUK

Contudo, queremos saber: quantas pessoas vão cair, ainda hoje, procurando no Google se o videogame realmente estraga a TV? Então deixo alguns pontos a serem analisados: o PlayStation estraga a televisão? O Xbox estraga a TV? O Wii U estraga a TV? A Nintendo tem parceria com fabricantes para estragar TVs?


Não, meu caro leitor. O videogame (vulgo “console”) é só uma fonte de imagem sendo processada para TV. E o que estraga algo – inclusive a TV – é o uso e o cuidado do usuário. Entretanto, há um problema conhecido de televisores com videogames, que é o efeito de “Burn-in“, quando a imagem fica “congelada” na tela como um “fantasma”, literalmente.

Esse problema mencionado só existia em televisores de tubo muito antigos (monocráticos). Em telas mais modernas, as que de fato viram a explosão dos videogames nas décadas de 80 e 90 -, esse problema já era praticamente inexistente.

Problema Burn-in na TV?
Imagem/Reprodução: Wikipédia

O Burn-in só voltou com as TVs de Plasma, mas nem de longe os videogames eram os únicos culpados: as logos identificadores das emissoras, que ficam sempre no canto da tela, também ficaram “queimados” em algumas TVs, conforme mostra a imagem acima, com a logomarca da emissora “CNN”.

E você, o que acha desse mito de longa data? Compartilhe com a gente! 🙂


Sobre o Autor

Meu nome é Juan de Souza, tenho 22 anos, sou empresário, investidor, blogueiro, streamer e podcaster. Comecei o meu primeiro negócio aos 10 anos de idade, utilizando uma conexão discada no Brasil. Fundei negócios como o TFX, Juan de Souza Media, Coliseu Geek, EcoVision, dentre outros.

Visualizar comentários

Veja o que recomendamos do nosso Coliseu para você:

Jogos

Recentemente me deparei com um RPG bonito, divertido e que está com a demo liberada para jogar. Antes de tudo é preciso entender que...

Jogos

Vídeo faz um comparativo do universo do Grand Theft Auto V e Grand Theft Auto San Andreas Remastered. Vale a pena conferir!

Curiosidades

Confira um comparativo na íntegra da trilogia original de GTA e a nova versão remasterizada. O que achou da nova versão?

Dicas de Valorant para inciantesDicas de Valorant para inciantes

Jogos

Dicas para iniciantes no Valorant no dia de hoje aqui no Coliseu Geek. Se você quer melhorar sua mira ou posicionamento se liga nas...