Siga-nos nas redes sociais

Olá, o que você está procurando?

Curiosidades

Qual é a verdadeira vida útil de uma unidade SSD?

Você sabe quanto tempo de vida útil costuma durar um SSD? Neste artigo separei alguns pontos interessantes para que você entenda!

Você já deve imaginar que os Dispositivos de Estado Sólido (SSD) possuem um tempo de vida útil bem limitado, de acordo com a quantidade de informações que são armazenadas em cada unidade. Em alguns casos eles podem ser usados por vários e vários anos. Um mito que ainda deixa consumidores receosos em comprar SSDs é a história de que os drives possuem vida útil curta, devido à natureza de funcionamento das memórias flash, que possuem ciclos limitados de escrita. Mas… Será verdade? Confira mais na íntegra o artigo! 😉


Qual a vida útil de um SSD? Descubra Aqui!
Imagem/Reprodução: The Tech Report

Vamos direto ao ponto: isto não é verdade. Mesmo se você for um usuário mais avançado, um dispositivo SSD continuará funcionando por muitos e muitos anos. Para provar tal afirmação, o portal “The Tech Report” realizou um teste de resistência, com números mais precisos de sua performance.

Foram analisados cinco modelos no teste: Corsair Neutron GTX, Kingston HyperX 3K, Samsung 840, Samsung 840 Pro e Intel 335 Series, todos com capacidades de 240 GB ou 256 GB. O teste consistia em escrever dados sequencialmente no drive até que a unidade falhasse. Os dois SSDs que se saíram melhores foram o modelo Kingston HyperX 3K e o Samsung 840 Pro: eles conseguem ultrapassar facilmente a marca dos 2 Petabytes (2.000 TB) de dados gravados antes de começar a falhar.

Qual a vida útil de um SSD? Descubra Aqui!
Imagem/Reprodução: The Tech Report

No caso dos melhores SSDs, que ultrapassam os 2 PB de dados gravados, basta afirmar que, se você tiver um uso muito intenso e for capaz de escrever e apagar 256 GB de dados por dia, a unidade continuaria funcionando por 8.192 dias, ou seja, aproximadamente 22 anos. Com isso em mente, não se preocupe em gastar seu SSD, porque é bem provável que você já tenha feito algum upgrade até 2037.


No caso dos demais, a performance foi relativamente aceitável, como, por exemplo: Corsair Neutron GTX (1,2 PB), Samsung 840 (900 TB) e Intel 335 Series (700 TB). Para se ter uma ideia, a Intel estima que a vida útil de seu drive em 3 anos com uma média de 20 GB de dados gravados por dia, o que resultaria em apenas 22 TB de dados gravados, ou apenas 3% do que o SSD foi capaz de atingir.

E você, o que você acha desse insight prático aqui no Coliseu Geek?


Sobre o Autor

Meu nome é Juan de Souza, tenho 22 anos, sou empresário, investidor, blogueiro, streamer e podcaster. Comecei o meu primeiro negócio aos 10 anos de idade, utilizando uma conexão discada no Brasil. Fundei negócios como o TFX, Juan de Souza Media, Coliseu Geek, EcoVision, dentre outros.

Visualizar comentários

Veja o que recomendamos do nosso Coliseu para você:

Curiosidades

Conheça as principais aberturas do PlayStation que marcaram a vida de milhões de jogadores ao redor do mundo! Confira!

Cinema

Vocês se lembram do clássico filme da Disney: 101 Dalmatas? Sinta-se nostálgico conosco nesse artigo especial!

Curiosidades

Vídeo faz um comparativo do jogo Crash Bandicoot 4: It's About Time rodando no PlayStation 4, Nintendo Switch e PlayStation 5. Confira!

Jogos

A febre da internet Cookie Clicker está de volta e agora em grande estilo: disponível na Steam e ultrapassando grandes títulos!