Siga-nos nas redes sociais

Olá, o que você está procurando?

Dicas

O que significa e qual é a função do Kernel?

Você conhece ou já ouviu falar no termo “Kernel”? Sabe o significado? Fique tranquilo, nesse artigo você vai entender tudo!

Dessa vez, vou explicar o que é Kernel e quais suas funções na prática. Em português, o termo “kernel” seria algo como “núcleo”. Apesar de pouco comentado, o kernel possui papel muito importante para o funcionamento de um computador ou servidor.


O kernel é considerado o principal item dos sistemas operacionais, sendo que ele é a ligação entre o processamento de dados e os softwares. Por isso, muitos o consideram o “cérebro” do computador. O kernel ganhou notoriedade com o desenvolvimento do Linux, porém, ele também está presente em sistemas como Windows e o macOS.

Significado do termo Kernel e suas funções
Imagem/Reprodução: The Anom & Company

O Kernel é o responsável por fazer a ligação entre o hardware e o software do computador. Sendo assim, o objetivo principal é gerenciar a máquina e fazer com que os aplicativos possam ser executados através dos recursos existentes no computador.

Além disso, o kernel tem como responsabilidade garantir que a memória RAM seja utilizada do melhor forma possível para que assim não ofereça qualquer risco para o computador. Ela também é responsável por gerenciar e otimizar o uso de todos os recursos técnicos disponíveis visando desempenho.

Na prática, quando você ligar o seu computador, o kernel é imediatamente acionado e começa a detectar o hardware que a máquina possui instalado e ainda o que precisa para prosseguir em sua função.

O núcleo então, após o sistema operacional ser carregado, possui função também de gerenciar outras questões, como, por exemplo: memórias, arquivos, dentre outros, tudo isso para garantir a organização e todas funcionalidades do sistema.


Além disso, o kernel pode decidir quais dos softwares que estão sendo executados no momento que devem ser alocados para o processador, ou mesmo processadores.

O que significa e qual é a função do Kernel
Imagem/Reprodução: Wikipedia

Em outras palavras, o kernel é o responsável por gerenciar os recursos do sistema operacional e assim, permitir que as aplicações (“softwares”) possam fazer uso deles. O funcionamento não se dá de forma simples, é sim um processo bem complexo, dependendo do tipo de Kernel que sua máquina possui atualmente. Para se ter uma ideia, o kernel pode ser dividido em monolítico, híbrido ou micronúcleo. Veja abaixo em tópicos a rápida definição:

  • Monolítico: Os controladores de dispositivos e também as extensões de núcleo são executadas no espaço de núcleo, tendo acesso total ao hardware.
  • Micronúcleo: Alguns dos processos são executados no próprio núcleo, porém, o restante pode ser executado no espaço vago. Permite alternar dinamicamente entre sistemas e manter mais de um deles em funcionamento simultaneamente.
  • Híbrido: É considerado um micronúcleo e conta com um código no espaço do núcleo para que as operações executadas possam ser mais velozes.
  • Nanonúcleo: Delega virtualmente todos os serviços para os drivers de dispositivo, desde os mais simples, como um temporizador. Com isso torna o requerimento de memória do núcleo ainda menor do que o dos micronúcleos.
  • Exonúcleo: Este tipo de núcleo aloca os recursos físicos de hardware, podendo fazer que um software, por exemplo, seja executado em um exonúcleo e conectado a uma biblioteca do sistema que também usa exonúcleo para fazer simulações do sistema.

Espero ter ajudado!
Compartilhe o artigo e deixe seus comentários! 🙂


Sobre o Autor

Meu nome é Juan de Souza, tenho 24 anos, sou empresário, investidor, blogueiro, streamer e podcaster. Comecei o meu primeiro negócio aos 10 anos de idade, utilizando uma conexão discada no Brasil. Fundei negócios como o TFX, Coliseu Geek, dentre outros.

Visualizar comentários
Espaço Publicitário
Espaço Publicitário

Veja o que recomendamos do nosso Coliseu para você:

NintendoNintendo

Curiosidades

Desde a sua fundação em 1889, a Nintendo passou por uma incrível jornada de evolução, crescimento e transformação. Uma das maneiras mais visíveis pelas...

Xbox 360Xbox 360

Curiosidades

O Xbox 360, lançado pela Microsoft em 2005, foi um dos consoles de videogame mais populares da sua geração. Aqui estão sete curiosidades interessantes...

PlayStation 2PlayStation 2

Curiosidades

O PlayStation 2 (PS2) foi um console de videogame icônico lançado pela Sony em 2000 e se tornou um dos consoles mais vendidos e...

SirenSiren

Curiosidades

Silent Hill é uma franquia de jogos de terror conhecida por sua atmosfera sombria, narrativa envolvente e elementos psicológicos assustadores. Se você é fã...







Disclaimer: Priorizamos pela produção de conteúdo totalmente imparcial e seguimos essa definição à risca. Jamais, em nenhuma hipótese, você encontrará em nosso site artigos e produções com viés ideológico ou político. Analisamos e questionamos qualquer lado ou ponto de vista, de forma a trazer ao nosso público um conteúdo de alta qualidade e transparente possível.

Copyright © 2024 Coliseu Geek - Todos os direitos reservados. "Coliseu Geek" é um produto e propriedade da empresa TFX.