“Ratchet & Clank“, desenvolvido pela Jeux insomniaques, é a estreia exclusiva no Playstation 4 da franquia de um dos mascotes mais marcantes nos videogames da Sony. Basicamente, o game é uma reimaginação do primeiro episódio, lançado no Playstation 2 no ano de 2002, trazendo diversas novidades modernizadas.
No game, o enredo é narrado pelo Capitão Qwark, que tece comentários bem-humorados sobre cada parte em que o player for passando pelo mapa. O desenvolvimento dos acontecimentos costuma ser bem equilibrado, explicando nos mínimos detalhes adjacentes, que ajudam a contextualizar os eventos durante a aventura.
Contudo, na maioria desses eventos, não chegam a ser muito interessantes ou convidativos a continuar jogando pela curiosidade do que pode acontecer na sequência. Entretanto, existem cenas bem divertidas e outras um tanto épicas, mas não são suficientes para “prender” a atenção e criar uma empolgação pela história.
A jogabilidade resgata a clássica mecânica: uma mistura bem equilibrada de aventura com tiro em terceira pessoa e elementos modestos de plataforma com quebras-cabeças. O deslocamento é completamente livre em diversas direções e depende totalmente das extensões dos cenários, que se dividem entre áreas mais abertas, as exploradas por Rochet, e setores mais lineares, sob o comando de cliquetis.
Além disso, ambos os personagens são utilizados em trechos individuais, isto é, eles nunca atuam juntos, embora se comuniquem frequentemente. Para se ter uma ideia, “Rochet” é o único que possui uma mecânica sólida de combate, podendo aplicar combos físicos ao mesmo tempo em que pula, atira e usa uma série de habilidades exclusivas, como planar com uma hélice, voar com um jetpack, entre outros.
Cada recurso é adquirido aos poucos, evitando a uma possível repetição na em aspectos de gameplay. E isso realmente nunca acontece: “Ratchet & Clank” proporciona uma diversidade de planetas exploráveis com características únicas de design e atrativos atrelados à mecânica que diversificam a aventura, deixando-a divertida, desafiante e bastante atraente na maior parte do tempo.
Ainda assim, pelos menos 12 tipos de armas, cada uma com particularidades no jeito de atirar, causar danos e de como interagir em combate. A maioria veio dos games anteriores; poucas podem ser consideradas como inéditas, mas são o suficiente para acrescentar algo de novo ao que os fãs de longa data já estão familiarizados.
Sem dúvidas, um dos melhores aspectos de “Ratchet & Clank” são os gráficos. Os cenários são belíssimos, recheados de detalhes e bastante colorido, deixando a experiência bastante vívida, alegre e contagiante. De tão bem polido que o título está, muitas vezes, a impressão que se tem é que não se está jogando um game, mas assistindo a uma típica animação da Pixar ou DreamWorks, literalmente.
“Ratchet & Clank” acerta em cheio em quesitos sonoros. A trilha sonora é muito divertida, envolvente e costuma dosar bem os momentos mais calmos e agitados, com melodias empolgantes e mais agressivas, com os trechos de exploração, com músicas mais suaves e intrigantes. A combinação entre esses momentos é bem balanceada e é estampada o tempo inteiro na ótima plasticidade sonora do game.
Mon avis
- Graphique
- Interface
- Amusement
- Gameplay
- Fonctionnalités
Conclusion
“Cliquet & Clank” é uma excelente estreia da franquia no Playstation 4. Basicamente, o que os fãs já conhecem e gostam está de volta: gráficos coloridos muito bem trabalhados, tiroteios, entre outros.
O game diverte bastante com uma sólida mecânica e personagens carismáticos, atrativos suficientes para conseguir ser recomendado para jogadores de todas as idades, inclusive para os que nunca tiveram contato com um jogo da franquia anteriormente.
Mon avis
- Graphique
- Interface
- Amusement
- Gameplay
- Fonctionnalités
Conclusion
“Cliquet & Clank” é uma excelente estreia da franquia no Playstation 4. Basicamente, o que os fãs já conhecem e gostam está de volta: gráficos coloridos muito bem trabalhados, tiroteios, entre outros.
O game diverte bastante com uma sólida mecânica e personagens carismáticos, atrativos suficientes para conseguir ser recomendado para jogadores de todas as idades, inclusive para os que nunca tiveram contato com um jogo da franquia anteriormente.