Siga-nos nas redes sociais

Olá, o que você está procurando?

Ciência

Por que não é possível pisar em Júpiter, Saturno, Netuno e Urano

Planetas

Esses quatro planetas são planetas gasosos, ou seja, não possuem uma superfície sólida. Dessa maneira, nossos astronautas precisariam desenvolver formas diferentes de explorar esses mundos. No entanto, é possível explorar imagens desses planetas sim! No site Astronomy Picture of the Day, a NASA disponibiliza lindas imagens do universo, planetas e constelações.


Júpiter, Saturno, Netuno e Urano são planetas também conhecidos como planetas jupiterianos, que possuem atmosferas densas e profundas. Esses planetas têm uma estrutura muito diferente dos planetas rochosos como a Terra, Marte e Vênus. Devido a essa estrutura e densidade, não é possível pisar na superfície desses planetas. Neste artigo, exploraremos as razões pelas quais é impossível pisar nesses planetas.

Composição e estrutura dos planetas gigantes gasosos

Os planetas gigantes gasosos são compostos principalmente de gás hidrogênio e hélio, com traços de outros elementos químicos. A atmosfera desses planetas é composta por várias camadas de nuvens que se estendem a grandes profundidades, tornando impossível ver a superfície do planeta. Sob a atmosfera densa, há um manto líquido de hidrogênio metálico e, em alguns casos, um núcleo rochoso.

Devido à sua estrutura, esses planetas não possuem uma superfície sólida definida, ao contrário dos planetas rochosos. O hidrogênio e o hélio no interior do planeta são submetidos a altas pressões e temperaturas, o que faz com que sejam comprimidos em um estado de matéria conhecido como estado supercrítico. Em outras palavras, não há um ponto em que esses gases mudam de líquido para sólido, como ocorre com a água.

Pressão e temperatura

A pressão e a temperatura na atmosfera desses planetas são extremamente altas. Por exemplo, a temperatura na superfície de Júpiter pode atingir cerca de -145°C, e a pressão é cerca de 100 vezes maior do que a pressão na superfície da Terra ao nível do mar. À medida que se desce na atmosfera, a temperatura e a pressão aumentam rapidamente.

Em Saturno, a temperatura na parte inferior da atmosfera é de cerca de -170°C, e a pressão é cerca de 100 vezes maior do que a pressão na Terra ao nível do mar. Já em Netuno e Urano, a pressão e temperatura na atmosfera são ainda maiores, tornando impossível sobreviver por muito tempo nesses planetas.


Não há superfície sólida

Como mencionado anteriormente, os planetas gigantes gasosos não possuem uma superfície sólida definida. O hidrogênio e o hélio no interior desses planetas são comprimidos em um estado supercrítico, o que significa que não há um ponto em que esses gases mudam de líquido para sólido, como ocorre com a água. Isso faz com que não haja uma superfície sólida em que se possa pisar.

Atmosfera densa

A atmosfera desses planetas é extremamente densa e composta de várias camadas de nuvens. Essas nuvens são feitas de diferentes compostos químicos, como amônia, metano e água, que se condensam em diferentes altitudes. Devido a essa densidade atmosférica, seria impossível voar um avião através da atmosfera desses planetas.


Sobre o Autor

Meu nome é Juan de Souza, tenho 24 anos, sou empresário, investidor, blogueiro, streamer e podcaster. Comecei o meu primeiro negócio aos 10 anos de idade, utilizando uma conexão discada no Brasil. Fundei negócios como o TFX, Coliseu Geek, dentre outros.

Visualizar comentários
Espaço Publicitário
Espaço Publicitário

Veja o que recomendamos do nosso Coliseu para você:







Disclaimer: Priorizamos pela produção de conteúdo totalmente imparcial e seguimos essa definição à risca. Jamais, em nenhuma hipótese, você encontrará em nosso site artigos e produções com viés ideológico ou político. Analisamos e questionamos qualquer lado ou ponto de vista, de forma a trazer ao nosso público um conteúdo de alta qualidade e transparente possível.

Copyright © 2024 Coliseu Geek - Todos os direitos reservados. "Coliseu Geek" é um produto e propriedade da empresa TFX.