Siga-nos nas redes sociais

Olá, o que você está procurando?

Ciência

Como reduzir o calor sem ar-condicionado? Confira dicas!

Sem dúvidas, com o advento do verão sabemos que não poupa ninguém, de norte a sul do planeta terra, as temperaturas em algumas regiões estão girando por volta dos 40 °C — isso quando não somos atingidos por ondas de calor. Além disso, quem vive em regiões litorâneas ainda pode contar com a brisa do mar para aliviar o calor, outras pessoas recorrem aos aparelhos de ar-condicionado.


Contudo, a maioria das pessoas precisam inovar ou achar um meio de sofrer menos com as altas temperaturas, que fazem a gente suar e atrapalham até as tarefas mais comuns — como dormir. Difícil, não é mesmo? A boa notícia que posso trazer aqui no Super Info é de que existem mudanças simples que você pode fazer na decoração da sua casa para diminuir a temperatura nos cômodos. Confira algumas dicas a seguir.

1 – Invista no Algodão

O algodão é a melhor escolha para os lençóis da sua cama, especialmente no verão ou em períodos mais quentes. O cetim e a seda podem parecer mais frescos, pelo toque gelado, mas eles esquentam mais, na prática. Contudo, com o algodão permite que seu corpo respire, além de contribuir para a circulação de ar no ambiente, por ser uma fibra natural.

Outra dica bem legal é que para conseguir dormir no calor é colocar seus lençóis na geladeira — envoltos em um saco plástico, é claro. A sensação fresquinha não dura a noite toda, mas deve ser o suficiente para você relaxar e pegar no sono.

2 – Evite Aumentar o Calor

Certamente de que você mais deseja, especificamente no verão, é aliviar o calor — e não aumentá-lo, correto? No entanto, há várias coisas que fazemos para piorar essa situação, sem perceber. As luzes, por exemplo: troque lâmpadas em cores quentes por luzes frias, como fitas de LED.

Ainda assim, desligue o máximo de eletrônicos que puder, já que eles concentram calor mesmo quando não estão sendo usados. Também é uma boa ideia evitar o uso de fornos — aproveite para fazer uma salada fria ou faça refeições que possam ser preparadas no micro-ondas.


Como reduzir o calor sem ar-condicionado?
Imagem/Reprodução: Speech Write

3 – Tenha Plantas e Áreas Verdes

Você não leu errado! Ter e cuidar de plantas são ótimas aliadas na luta contra o calor dentro de casa, pois ajudam a refrescar o ambiente. Espalhe-as pela decoração e observe como sua casa ficará mais confortável. Além disso, uma outra dica interessante, nesse sentido, é umidificar o ar dos ambientes. Para isso, você pode usar aparelhos umidificadores ou improvisar, espalhando baldes de água ou toalhas molhadas pelo chão.

4 – Decoração Minimalista e Inteligente

Pode parecer que não, mas tapetes e almofadas valorizam a decoração da sua sala, mas também retém calor, ainda mais se forem feitos de tecidos quentes, como veludo. Então, guarde todos esses itens em um armário e deixe sua casa mais minimalista para que tenha uma temperatura mais equilibrada.

Além disso, em todo o lugar onde a decoração for indispensável — como as cortinas nas janelas —, troque os modelos de tecidos pesados por outros mais leves, como algodão. É válido também escolher itens em cores mais claras, que refletem a luz e o calor, ao invés de retê-los.

E você, o que achou da nossa recomendação sobre como reduzir o calor sem o ar-condicionado?


Sobre o Autor

Meu nome é Juan de Souza, tenho 23 anos, sou empresário, investidor, blogueiro, streamer e podcaster. Comecei o meu primeiro negócio aos 10 anos de idade, utilizando uma conexão discada no Brasil. Fundei negócios como o TFX, Coliseu Geek, Click Wallpapers, Falando de Coisas, dentre outros.

Visualizar comentários

Veja o que recomendamos do nosso Coliseu para você:

Curiosidades

Como instalar e remover o OneDrive no Windows 10? Alguns problemas podem surgir com o passar do tempo. Recentemente, tive um problema com meu...

Curiosidades

Você em algum momento já se perguntou o motivo do mascote do Linux ser um Pinguim (ou Penguim em inglês)? É um fato bem...

Dicas

O Google reCAPTCHA já é mais encontrado em um site. Contudo, na nova versão, a Google mostra apenas um badget no canto inferior direito....

Curiosidades

Acredite se puder, mas é muito comum estrangeiros terem ou entenderem algo como um padrão em relação a um país. E isso é normal,...