Siga-nos nas redes sociais

Olá, o que você está procurando?

Reviews

Review: Gears of War 4

Gears of War 4

Já se passaram mais de 10 anos desde que “Gears of War” foi lançado no Xbox 360. A franquia se tornou um dos maiores pilares da família Xbox. Ela trouxe horas intermináveis devotadas ao multiplayer, campanhas cooperativas, entre outros. Franquias como “Gears of War” raramente descansam. Agora, o novo “Gears of War 4” chega para dar mais atitude para o Xbox One.


Gears of War 4 Análise no Xbox One
Imagem/Reprodução: Xbox Store

Em seu novo capítulo, nos deparamos como uma trama que mistura uma série de elementos unificados. Há uma clara renovação dos protagonistas da franquia, a volta de personagens repleta de nostalgia, para os fãs mais antigos e uma boa dose de humor e exagero, algo que já se tornou marcante na série.

A trama se passa após 25 anos dos acontecimentos do antecessor. O planeta Sera agora vive em uma constante paz, buscando se reconstruir desde que sua população quase foi dizimada pelo ataque dos Locusts. Os COG agora dão lugar a novos robôs-soldados, chamados de DeeBees, que são programados para estabelecer a harmonia entre os demais.

Inconformados com a liderança de Jinn, a primeira-ministra de Sera, um grupo de rebeldes, liderados por JD Fenix, busca soluções para extrair energia em seu vilarejo. Isso provoca a ira da soberana, que inicia uma guerra particular contra o grupo e seus aliados. Isso é apenas uma desculpa para que uma trama maior comece a se desenvolver, ao ponto de incluir Marcu Fenix, como um dos grandes protagonistas do título.

Análise Gears of War 4 em português
Imagem/Reprodução: Xbox Store


O enredo se desenrola de uma maneira menos forçada que nos outros jogos da série. Há um interesse maior em entender todos os motivos que levam, tanto a revolta do jovem grupo, quanto o retorno de Marcus Fenix. E o mais interessante é que a todo momento o player é bombardeado com novidades e surpresas, principalmente para aqueles que jogaram os outros títulos da franquia.

Podemos afirmar que a história de “Gears of War 4” é atraente e empolgante, por muitas vezes ela acaba sendo prejudicada por uma série de cenas de tiroteio repetitivas demais. Embora o jogo tenha como sua essência a “trocação de balas” a todo momento, falta uma criatividade maior na hora de expor toda essa ação na tela.

Por exemplo, logo no princípio da trama, o player é bombardeado por sequências de combates contra os robôs DeeBees. Só que a forma como elas ocorrem, sempre na mesma ambientação, com os mesmo personagens, e sem outros elementos que influenciam as cenas, acabam tornando o jogo repetitivo demais.

Review Brasileiro de Gears of War 4
Imagem/Reprodução: Xbox Store

Ainda assim, existe um grande problema que envolve boa parte dos jogos do gênero: a linearidade da trama. Dificilmente você vai se encontrar perdido ou sem saber o que fazer, pois tudo se resume a seguir em frente, eliminar inimigos e ver o desenrolar da próxima cena de animação. Falta uma liberdade maior que permita explorar ainda mais os cenários e talvez alguns elementos que façam o jogador raciocinar, e não apenas usar as balas para avançar.


A jogabilidade de “Gears of War 4” mantém o padrão da série. Se resume a basicamente atirar e se proteger usando plataformas, construções e paredes. Essas por sua vez agora não protegem totalmente o jogador. De acordo com o armamento de seu adversário, elas podem facilmente ser desintegradas, deixando o personagem exposto no combate.

Quanto aos aspectos visuais, “Gear of War 4” encanta como já era de se esperar. Logo no começo do jogo não é difícil estranhar a ambientação dos cenários, que agora são mais claros e nítidos que nas versões anteriores. Além disso, o enredo ajuda a apresentar ambientes mais construídos, como fábricas, mansões e vilarejos, ao contrário da tradicional destruição.

Review de Gears of War 4 no PC
Imagem/Reprodução: Xbox Store

Seus personagens também evoluíram. Tanto os Locusts quanto os antigos personagens estão mais reais, mas sem perder suas características. E os efeitos de explosões, tempestades e pedaços de carne voando pelo cenário chamam atenção pelos ricos detalhes.

Infelizmente, quando nos referimos aos aspectos sonoros, o game deixa bastante a desejar. Há um trabalho impecável nos efeitos sonoros, isso é inegável, deixando as explosões e cortes com a serra agoniantes e realistas. No entanto, as dublagens, mal colocadas e interpretadas, deixam a desejar e não conseguem passar o sentimento ou a emoção que a cena deveria expor para o jogador.

O multiplayer tradicional ganhou os novos modos Dodgeball e Escalation. O primeiro consiste em uma partida 5 contra 5 onde o jogador que é eliminado precisa esperar um adversário ser abatido para voltar a partida. Vence aquele que elimina todos os oponentes do jogo antes que alguém retorne. Agora, já o Escalation é a forma com que a produtora achou conveniente para colocar “Gears of War 4” no cenário de eSport.

Minha Opinião
  • Gráficos
  • Interface
  • Diversão
  • Multiplayer
  • Jogabilidade
  • Funcionalidades
4.8

Conclusão

Gears of War 4” mostra porque é um dos títulos mais aguardados de 2016. Com a tradicional jogabilidade, aliada a belos gráficos e um enredo que entretém o player, o game é um excelente motivo para adquirir um Xbox One. Mesmo com a dublagem abaixo do esperado e muita linearidade, os novos modos de jogo e a volta do Horda agradam sua legião de fãs e amantes do gênero.

Minha Opinião
  • Gráficos
  • Interface
  • Diversão
  • Multiplayer
  • Jogabilidade
  • Funcionalidades
4.8

Conclusão

Gears of War 4” mostra porque é um dos títulos mais aguardados de 2016. Com a tradicional jogabilidade, aliada a belos gráficos e um enredo que entretém o player, o game é um excelente motivo para adquirir um Xbox One. Mesmo com a dublagem abaixo do esperado e muita linearidade, os novos modos de jogo e a volta do Horda agradam sua legião de fãs e amantes do gênero.

E você, o que acha de Gears of War 4?


Sobre o Autor

Meu nome é Juan de Souza, tenho 24 anos, sou empresário, investidor, blogueiro, streamer e podcaster. Comecei o meu primeiro negócio aos 10 anos de idade, utilizando uma conexão discada no Brasil. Fundei negócios como o TFX, Coliseu Geek, dentre outros.

Visualizar comentários
Espaço Publicitário
Espaço Publicitário

Veja o que recomendamos do nosso Coliseu para você:

StrayStray

Games

Stray foi lançado originalmente em 2022 para PC e PlayStation 4 e PlayStation 5, e recentemente foi descoberto que o jogo foi classificado no...

XboxXbox

Dicas

O Xbox é uma das plataformas de jogos mais populares do mundo, oferecendo uma ampla gama de recursos e funcionalidades para os jogadores. Se...

GTA VGTA V

Curiosidades

Alguns jogos já foram banidos ou proibidos em alguns países por diferentes motivos, como violência, conteúdo sexual explícito, linguagem ofensiva, entre outros. Aqui estão...

Como formatar um HD para utilizar no XboxComo formatar um HD para utilizar no Xbox

Dicas

Reiniciar o Xbox pode ser necessário em várias situações, como quando o console está travando ou apresentando falhas, ou simplesmente para limpar a memória...







Disclaimer: Priorizamos pela produção de conteúdo totalmente imparcial e seguimos essa definição à risca. Jamais, em nenhuma hipótese, você encontrará em nosso site artigos e produções com viés ideológico ou político. Analisamos e questionamos qualquer lado ou ponto de vista, de forma a trazer ao nosso público um conteúdo de alta qualidade e transparente possível.

Copyright © 2024 Coliseu Geek - Todos os direitos reservados. "Coliseu Geek" é um produto e propriedade da empresa TFX.