Siga-nos nas redes sociais

Olá, o que você está procurando?

Ciência

Por que os insetos voam ao redor das luzes? Entenda!

Você provavelmente já deve ter visto insetos voando ao redor das luzes, certo? Mas já parou para se perguntar o motivo disso acontecer?

Sabe aqueles momentos que acaba incomodando quando, principalmente nos dias mais quentes, a luz elétrica nos postes, na sua casa, apartamento e em todos os lugares, fica repleta daqueles “bichinhos” voando ao redor, batendo na lâmpada e caindo em diversos lugares diferentes? E você, sabe por que é que isso acontece com esses insetos? Descubra em meu artigo especial sobre Ciência!


Qual é real motivo dos Insetos sobrevoarem/voarem ao redor de luzes? Quero saber!
Imagem/Reprodução: Space Today

Pois bem, os insetos que transitam na parte noturna, em geral, são orientados pela luz da Lua e eles se guiam por ela quando vão procurar os seus alimentos, isto é, eles usam a luz do luar para saber como voltar para casa. Entretanto, a Lua está bem longe e qualquer interferência de luz que aparece na frente faz com que os insetos se desorientem.

Você pode estar se perguntando: mas por que isso acontece? Então, isso ocorre porque a luz elétrica (seja ela de lâmpadas, velas, e até mesmo de telas de Smartphones, Tablets e TVs) estão muito mais próximas, e brilham com muito mais intensidade em relação à luz da Lua, o que acaba confundindo os insetos. Por outro lado, quando o inseto se aproxima ou se afasta da luz, o ângulo em relação a ela varia bastante.

Insetos de Luz Elétrica
Fonte da imagem: Space Today

Desse modo, para tentar manter-se constante, como costuma acontecer quando está se orientando pela geo-posição da Lua, o inseto procura corrigir a sua rota de voo a certos intervalos intercalados. Por isso, você o observa voando em espirais cada vez menores até colidir com a luz ou chegar ao chão.

E você, o que acha do assunto? Compartilhe a sua opinião conosco! 🙂

Com Informações Adicionais: Mundo Estranho



Sobre o Autor

Meu nome é Juan de Souza, tenho 23 anos, sou empresário, investidor, blogueiro, streamer e podcaster. Comecei o meu primeiro negócio aos 10 anos de idade, utilizando uma conexão discada no Brasil. Fundei negócios como o TFX, Coliseu Geek, Click Wallpapers, Falando de Coisas, dentre outros.

Visualizar comentários

Veja o que recomendamos do nosso Coliseu para você:

Curiosidades

Você em algum momento já se perguntou o motivo do mascote do Linux ser um Pinguim (ou Penguim em inglês)? É um fato bem...

Curiosidades

Acredite se puder, mas é muito comum estrangeiros terem ou entenderem algo como um padrão em relação a um país. E isso é normal,...

Curiosidades

Recentemente, tive um problema com o meu MacBook Pro: o próprio sistema operacional estava ocupando mais de 50% de todo o SSD do meu...

Dicas

Sem dúvidas, o Windows XP foi um dos sistemas operacionais mais icônicos da Microsoft e que trouxeram alterações visuais relevantes. Com cores elegantes à...