A captura de movimento é um processo utilizado para capturar o movimento humano ou animal para uso em filmes, jogos e outras mídias. A captura de movimento é frequentemente utilizada em conjunto com a tecnologia de computação gráfica (conhecido popularmente como CGI) para criar personagens, cenários e efeitos especiais em filmes e jogos.
Existem várias maneiras de capturar o movimento, mas uma das mais populares é a captura de movimento por marcadores. Neste processo, os atores são cobertos de marcadores especiais, que são rastreados por câmeras especiais. As câmeras rastreiam os marcadores e geram dados que podem ser usados para animar personagens e cenários em CGI.
Outra maneira de capturar o movimento é através da captura de movimento por escaneamento. Neste processo, os atores são escaneados com lasers ou outros equipamentos, que geram dados precisos sobre a forma e o movimento do corpo. Esses dados podem ser usados para criar personagens e cenários em CGI com alta precisão.
A captura de movimento também pode ser realizada através da captura de movimento por rastreamento de movimento. Neste processo, câmeras especiais rastreiam o movimento do corpo do ator usando algoritmos de computador. Esses dados podem ser usados para animar personagens e cenários em CGI.
Outro ponto interessante é de que existem várias maneiras de capturar o movimento para uso em CGI, incluindo também a captura de movimento por marcadores, escaneamento e rastreamento de movimento. Estes processos permitem que os cineastas e designers de jogos criem personagens e cenários realistas e dinâmicos usando a tecnologia de computação gráfica.