O Nintendo 64 é terceiro console de vídeo game doméstico da Nintendo. Normalmente abreviado como “N64“, ele foi lançado em 23 de junho de 1996 e em 29 de setembro nos Estados Unidos. O console contava com três principais títulos de lançamento: Wave Race 64, PilotWings 64 e o famoso e clássico Super Mario 64. Esse console doméstico foi o último a utilizar cartuchos para o armazenamento, distribuído no Brasil inicialmente pela empresa Playtronic e posteriormente pela Gradiente Eletrônicos.
Anunciado em 1993 como “Project Reality“. Em sequência, no ano de 1995 seu nome foi alterado para Nintendo Ultra 64, cinco meses antes do lançamento seu nome foi reduzido para apenas Nintendo 64. Considerado inovador, o device contava com um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics, o console também continha um processador de áudio que permitia o uso de até 100 canais de áudio PCM, mas que na verdade por motivos práticos, nunca foi utilizado, pois na prática já consumiria todos os recursos de processamento.
Super Mario 64 pode ser considerado o jogo de maior sucesso do console, pois foi responsável por impulsionar suas vendas em índices elevadíssimos. O game teve a difícil tarefa de substituir os gráficos 2D para 3D, os mundos gigantes e tridimensionais entraram no lugar dos clássicos obstáculos de duas dimensões. O segredo do jogo desenvolvido pela Nintendo foi manter e preservar o aspecto dos antigos games do Mario, porém incluindo uma jogabilidade e gráficos atualizados e vastos mundos para serem descobertos pelo player.
Outro game bastante conhecido do console é o GoldenEye 007. Trata-se de um game de tiro em primeira pessoa, baseado no filme de James Bond, foi produzido pela Rareware, na época produtora second-party da Nintendo. É considerado por muitos um dos maiores jogos de primeira pessoa, com foco especial em seu inovador modo multiplayer.
Além disso, o Nintendo 64 ficou conhecido pelos seus acessórios, entre eles o Controller Pak, uma espécie de cartão de memória que o jogador poderia utilizar para salvar seu progresso e também configurações dos games. Os modelos originais da Nintendo tinham cerca de 256 KB de memória (!!!), mas alguns modelos feitos por terceiros ofereciam maior capacidade. Poucos games fizeram uso do acessório, pois a Nintendo preferiu utilizar memória interna nos cartuchos para guardar os progressos.
Outro acessório bastante popular na época era o Rumble Pak, pode ser considerado “revolucionário“, pois produzia vibrações as quais o personagem estava sujeito no ambiente virtual do game. Ele era plugado na parte inferior do controle e foi utilizado pela primeira vez em Star Fox 64. A experiência era mágica. Pode apostar!
Ainda assim, o console da Nintendo foi o primeiro a fazer o uso de uma alavanca analógica em seu controle. Ela é superior a um direcional digital pois permite que sejam aplicadas diferentes intensidades nos movimentos e não é limitada as direções tradicionais de um direcional digital. Atualmente todos os controles de videogames caseiros utilizam essa tecnologia.
Outros dados interessantes são as vendas mundiais, o N64 conseguiu ser o segundo console mais vendido de sua geração, vendendo um total de 32 milhões de unidades, enquanto o primeiro colocado, o PlayStation One, vendeu 102 milhões de unidades e o terceiro colocado, o Sega Saturn, vendeu cerca de 8 milhões de unidades. O Nintendo 64 é o décimo segundo videogame mais vendido de todos os tempos.
O que você acha desse clássico da Nintendo? Deixe seus comentários! 😉
Informações da Pesquisa: Nintendo Wire