GTA, uma das franquias mais famosas de todos os tempos. É interessante notar o quão rápido o tempo passa, e é por esse motivo que chegamos à Nostalgia de GTA San Andreas, lançado há 15 anos (2004). O game é conceituado como um “clássico” da Rockstar, que fez um excelente game com diversas missões, um mapa gigantesco, e é claro, um enredo original e cativante. Preparado para se lembrar desse game nostálgico?
Groove Street, assim como há 11 anos atrás, ainda é o lar do CJ ou, para os mais íntimos, Carl Johnson, que retorna a Los Santos após depois de saber da morte de sua mãe. Em contato com os velhos amigos, e o seu irmão, Sweet, ele volta a se envolver com o mundo do crime e com batalhas de gangue.
Desde o primeiro até o último minuto de jogo, San Andreas é exatamente a mesma de 2004, com suas ruas largas, becos escuros, pedestres suspeitos e motoristas insanos. Estabelecimentos comerciais, NPCs e pontos de interesse diversos também tiveram sua localização mantida no vasto mapa do game.
O objetivo é percorrer o mapa até os personagens marcados, que darão tarefas para CJ. A ordem dessas missões não é linear, permitido que o jogador decida quais quer realizar primeiro, sem a obrigação de seguir um padrão estipulado.
Um dos pontos mais interessantes, é que mesmo após 11 anos de existência, as missões presentes em GTA San Andreas ainda são extremamente divertidas e variadas, como se não tivessem sofrido com o envelhecimento natural ao longo do tempo, tão comum em jogos de videogame hoje em dia. Durante a jogatina, é praticamente impossível se sentir entediado com o ritmo do modo história, que alterna partes de ação mais “tranquilas” até as mais extremas.
O game se passa no estado “fictício” de San Andreas, onde há três grandes metrópoles: San Fierro, Las Venturas e Los Santos (esta última está presente no para Grand Theft Auto V). Ambientado no final de 1992, a trama de San Andreas se baseia em torno de gangues, onde Carl Johnson, retorna para o seu lar em Los Santos, depois de uma longa temporada em Liberty City (a versão fictícia de New York), após descobrir a morte de sua mãe.
Com isso, CJ encontra sua antiga gangue e sua família, a Grove Street Families, em abandono completo. Durante o progresso do game, Carl Johnson descobre gradativamente quem está por trás do assassinato de sua mãe, ao mesmo tempo em que restabelece a gangue e explora suas próprias investidas nos mais diversos negócios por toda San Andreas.
GTA San Andreas está estruturado de uma forma bem similar antecesssores da série Grand Theft Auto. A parte central do game consiste de elementos conhecidos como SandBox, isto é, um mundo aberto que permite ao jogador interagir e se locomover da forma que bem desejar.
A pé, o CJ pode ser controlado pelo jogador e é capaz de andar, nadar e mergulhar, escalar e pular, entre outros. Inclusive, esse é um dos pontos mais elogiados pelos fãs da Rockstar Games. Além disso, o jogador também podem controlar diversos tipos de veículos por toda San Andreas, incluindo: automóveis, caminhões, aviões, helicópteros, trens, tanque de guerra, motocicletas, bicicletas, barcos, entre outros.
O sistema SandBox permite aos jogadores explorar e escolher como desejar. Embora as missões do game sejam necessárias para o progresso e até para destravar outras cidades, elas não são obrigatórias, e os jogadores podem completá-las quando desejar, e simplesmente “vagar” pelos territórios quando não as estiverem cumprindo no momento.
Além das tradicionais missões, o player também pode participar de “missões opcionais”, entre elas estão: dirigir um táxi, apagar incêndios com um carro de bombeiro, dirigir uma ambulância pela cidade e combater o crime, como justiceiro, entre outros. O fato interessante é que, o jogador pode desenvolver suas habilidades em diversos segmentos espalhados por toda San Andreas.
Ao contrário dos games anteriores, como: Grand Theft Auto Vice City e Grand Theft Auto III, que precisavam de um novo “load” sempre que o jogador se deslocava para distritos diferentes, o GTA: San Andreas é diferente, e não apresenta nenhum tipo de “carregamento” enquanto o player está se movimentando.
Contudo, o game utiliza as técnicas de renderização por proximidade, isto é, o local ao seu redor só é “renderizado” quando você estiver próximo do mesmo. As únicas cenas de “carregamento” no game estão presentes nas cutscenes, ou, antes mesmo de exibir os interiores dos ambientes, como residências, por exemplo.
Todos personagens que aparecem em GTA: San Andreas são relativamente variados, e estão relacionados diretamente às perspectivas das cidades e locais nos quais cada um deles se localiza; isto dá ao jogo uma amplitude maior para tramas e locações do que seus antecessores.
Durante o game você terá 110 missões “básicas” para você seguir durante as três cidades de toda San Andreas: Los Santos, San Fierro e Las Venturas; para ocorrer o “desenrolar” da trama e você entender melhor, também poderão ser feitas diversas missões e triatlos em outras áreas, mais especificamente, no interior de San Andreas.
Assim como seus antecessores, o GTA: San Andreas possui uma extensa variedade de faixas musicais disponíveis, retiradas especialmente do período no qual o game foi é ambientado, isto é, no início da década de 1990. Além de vários artistas célebres incluídos na trilha sonora, GTA: San Andreas é servido por onze estações de rádio; WCTR (talk radio), Radio X, Radio Los Santos, Master Sounds 98.3, K-Jah West, CSR, SF-UR, Bounce FM, K-DST, K-Rose e Playback FM.
O sistema sonoro utilizado no game também sofreu diversas melhorias, a partir do que foi utilizado, nos games anteriores da série. Se anteriormente cada estação era, na essência, um único arquivo de som sendo repetido em “loop”, em GTA: San Andreas o mesmo é separado e combinado de maneira aleatória, mas de forma inteligente, algo que proporcionou, ao menos na época, uma imersão ainda maior no game.
Com o seu lançamento inicial para o PlayStation 2, o Grand Theft Auto: San Andreas foi um dos games mais aguardados e antecipados de 2004, juntamente com Halo 2. O sucesso foi evidente: alguns meses depois, o game já tinha vendido mais de 12 milhões de exemplares, só para o PlayStation 2.
Em 25 de setembro de 2007, GTA: San Andreas se tornou o game mais comercializado nos Estados Unidos com 8,6 milhões de cópias vendidas, à frente de seus antecessores. Em 26 de setembro do mesmo ano, o game já havia vendido 20 milhões de cópias, de acordo com a própria Take-Two Interactive.
Para finalizar com “chave de ouro”, você se lembra da introdução abaixo?
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