Black é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Criterion Games e publicado pela Electronic Arts em 2006 para PlayStation 2, Xbox e Xbox 360. O jogo se destacou por seus gráficos impressionantes e jogabilidade frenética, onde praticamente tudo no ambiente é destrutível.
A história é simples, o jogador controla um soldado que deve se infiltrar em uma organização terrorista para impedir que um arsenal de armas seja vendido para inimigos dos EUA. Embora não tenha um enredo elaborado ou modo multiplayer, o Black ainda é lembrado como um clássico pelos jogadores que apreciam ação desenfreada e gráficos impressionantes.
O jogo recebeu críticas positivas por seus gráficos impressionantes e jogabilidade frenética. Aqui estão algumas curiosidades sobre o jogo Black:
Tudo é destrutível
Uma das características mais impressionantes do Black é que praticamente tudo no ambiente é destrutível. As balas podem perfurar paredes e objetos, criando buracos realistas. Isso torna o jogo ainda mais imersivo e desafiador.
Som realista
A Criterion Games levou o som a sério no Black. Eles fizeram uma gravação de áudio especial para o jogo, usando armas reais e explosões em um campo de tiro. Isso resultou em sons realistas e impactantes que adicionam muito à atmosfera do jogo.
O enredo é mínimo
O Black é conhecido principalmente por sua jogabilidade intensa, mas o enredo é mínimo. O jogador controla um soldado que deve se infiltrar em uma organização terrorista para impedir que um arsenal de armas seja vendido para inimigos dos EUA. A história é basicamente uma desculpa para a ação.
Sem modo multiplayer
Embora muitos jogos de tiro em primeira pessoa ofereçam um modo multiplayer, o Black não tem essa opção. A Criterion Games explicou que eles queriam se concentrar em tornar a campanha para um jogador o melhor possível, sem ter que se preocupar em equilibrar o multiplayer.
Foi influenciado por filmes de ação
O Black foi claramente influenciado por filmes de ação como Die Hard e Lethal Weapon. A Criterion Games queria criar um jogo que fizesse o jogador se sentir como um personagem de filme de ação, com muita destruição e explosões.
Continua sendo uma referência visual
Apesar de ter sido lançado em 2006, o Black ainda é um jogo impressionante visualmente. O motor gráfico usado para criar o jogo permitiu que a equipe da Criterion Games criasse ambientes e efeitos visuais que eram muito avançados para a época. Mesmo hoje, muitos jogadores ainda admiram a qualidade visual do Black.
Teve uma sequência cancelada
Devido ao sucesso do jogo, uma sequência de Black estava em desenvolvimento, mas acabou sendo cancelada. Os desenvolvedores queriam inovar e experimentar novas ideias, mas a EA achou que essas ideias não se encaixavam no conceito original do jogo.
Curiosidades na produção
Durante a produção do jogo, a Criterion Games usou nomes de armas de brinquedo para se referir às armas do jogo. Isso foi feito para evitar qualquer confusão ou problemas legais. Além disso, o jogo originalmente tinha o nome de código “Gun Metal” antes de ser renomeado como Black.